segunda-feira, 23 de agosto de 2010

...alguns dias em Montevideo 10 Agosto/2010


Hola que tal?!

como estão vocês meus queridos?
saudades de todos vocês...
por aqui a vida anda tranQUEla...tranQUEla
hoje estou comemorando (antecipadamente) a entrega do último artigo do semestre passado rsrsrs
buenas, falta a conclusão, mas isso é fichinha rsrsrs...
hoje descobri que o meu "entorno" (o entorno do apartamento) tem alguns butecos rsrsrs...
vou fazer um pequeno relato a "ustedes"... para deixá-los - que nem dizia um velho amigo "AO PAR") - de tudo.
Como sabem, cheguei aqui no dia 20 de julho, inicialmente fiquei hospedada em uma residência de universitárias - todas muy niñas, 18, 19 años no máximo. A Residencia era de irmãs Teresianas, felizmente ("Graças a Deus") não era obrigatório comparecer à missa. As "freirinhas" foram muito atenciosas e me explicaram como "sobreviver" em Montevidéu.
Logo nos primeiros dias me fui a conhecer o campus da Faculdade de Agronomia - putcha que lo parió - assim como em Porto Alegre -, o campus é triiii longe do centro da cidade, mas longe mesmo!!! nada que dois ônibus não me ajudassem a chegar ao destino. O Campus é esteticamente parecido com o da Agronomia aí em Porto Alegre, um prédio grande muito antigo e muito verde no entorno, no entanto, o campus dqaqui é bem menos "estruturado" do que o daí.
O grupo de pesquisa o qual estou vinculada é o das "Ciencias Sociales" para Agronomia - cujos os professores são Marta Chiappe, Mariela Bianco, Emílio Fernández, Soledad Figueredo e Matias Carambula (que em breve estará em Porto Alegre integrado por 15 dias ao TEMAS). Destes, Emílio, Matias e Soledad trabalham com o tema da "forestación" e com o emprego no espaço rural. Para os menos desavisados (temos que pensar em todos não é?!...) o tema da silvicultura de eucalipto é o que me trouxe a este doutorado sanduiche - é o tema de pesquisa do meu doutorado.
Bueno...
já percebi que as dinâmicas sobre a "forestación" são bem diferentes do que acontece no Brasil e por vários motivos...(mas isto requer um outro email).
Estou fazendo uma disciplina que se chama "Sociedad Rural, Actores Sociales y Instituciones", com o professor Alberto Riella (sociólogo que fez doutorado aí na Sociologia, orientado pelo Zé Vicente). Assisti a duas aulas apenas, mas já deu pra notar que o professor é fã de carteirinha do Professor Sérgio Schneider...que inclusive esteve aqui há algumas semanas ministrando algumas aulas para o professor Diego Piñero.
Cheguei aqui em Montevidéu com três artigos "nas costas" para entregar - um para o meu querido Jal, outro pra disciplina da História e outro pra Geografia - é isso aí... quem mandou escolher um doutorado multidisciplinar?! -
amanhã, espero, entregar o último dos artigos - algo do tipo como a expansão da silvicultura na Metade Sul do RS irá interferir em termos de transformação do meio e representações sociais dos grupos presentes neste território. Nesta próxima sexta-feira irei atravessar o país - irei à Quaraí - estranho falar "atravessar o país", pois se eu estivesse aí em porto alegre, iria vou "atravessar o estado" - irei dar uma aula da disciplina DERAD 009 do PLAGEDER.
A agenda por aqui é cheia. Semana que vem irei à cidade de Salto com o grupo de pesquisa dar um curso para mulheres rurais (em parceiria com a FAO). Este curso se repetirá em Paysandú em novembro, onde também estarei presente.
As disciplinas aqui no pós acontecem a cada dois meses e não existem muitas opções, portanto, optei em acompanhar disciplinas da graduação, cujo Matias é o professor.
As duas disciplinas que optei em acompanhar têm muitas saídas de campo e pelo visto conhecerei boa parte do interior do Uruguai - Bella Union, Rocha, Maldonado, Rivera entre outras.
Ahh apesar dos três artigos nas costas, já pude dar uma de turista na cidade e me dei conta de que daqui pra frente não serei mais "turista" e sim uma "quase Montevideana" (quem sabe até dezembro conseguirei!?).
A cidade é super charmosa e no frio, parece que fica mais charmosa ainda. E falando em frio, aiaiaiaiaiai, faz frio aqui gente - talvez pela proximidade com o rio da plata e venta muito, parece que o frio é maior.
Há uma semana atrás vim para um apartamento - perto do centro e da rambla (la rambla seria a nossa beira rio aí), fica no Bairro de Palermo - berço do Candombe. Às quintas-feiras se pode fazer aulas de candombe por R$ 7,00 a aula e aos sábados e domingos é comum ver e ouvir as pessoas reunidas pelas ruas tocamdo os tambores. Grande dose de cultura montevideana na veia.
As pessoas aqui são muito atenciosas e adoram os brasileiros, porém, odeiam os argentinos - não tem uma explicação muito concreta - falam que eles são arrogantes rsrsrsrs.
A cidade é tranquila de se viver, achei parecida com porto alegre - aqui tem alguns bairros que você pode caminhar "a pezito no más" - Centro, Palermo, Ciudad Vieja, Sur, Parque Rodo e Pocitos - todos estão à beira da "rambla". Pode-se caminhar a noita tranquilamente (fazer isso em Porto não é tão tranquilo!). O povo que faz pós aqui também é super alternativo e apesar do pouco tempo, já conheço alguns lugares bem bacanas pra levar vocês quando estiverem por aqui.
Divido o apartamento com uma uruguaia - aqui mesmo de Montevidéu (artista plástica e dona do apê) e uma austríaca que está aqui estagiando na Câmara Internacional do Comércio. Em setembro la chica se vá e chegará um alemão para vivir con nosotras.
Agora no apartamento se fala de tudo: alemão, austríaco, inglês, italiano, português, espanhol e "Mímica" que parece ser a língua que mais se compreende...bom, o meu espanhol é desgraçado, mas nos entendemos - pois, hablamos muy despacito.
No mais, existem muitas patricias, pilsen, stella artois e vinhos como o Don Pascual...
para aqueles que dependem de um colectivo como "yo" - existem os mais "diferenciados" colectivos que você já viu - cada ônibus tem a sua rádio preferida assim como a decoração de sua cabine é diferebciada. Acho que a CARRIS deveria se inspirar na decoração do Transporte público daqui.
Outra coisa típica - e que tenho que comentar com vocês - são os números das casas/edifícios - cada um com o seu "personal style"... mandarei fotos - ou como diria minha grande amiga Stella (que não é a Artois e sim a "de Brisa) - mandarei "las fuetos", para que averiguem as diferenças....
Ahhhh, já ia me esquecendo - ouvi hoje aqui em uma rádio local que o Brasil está prestes a chegar a "Estados Unidos do Brasil" - ai! ai! que medo!
No mais é isso gente, achei que seria legal fazer um relato de como estou vivendo por aqui.
Confesso que ainda estou descobrindo as coisas e acho que será assim até eu voltar à Porto Alegre...
sinto muitas e - muitas saudades de vocês,
por enquanto ainda é uma saudade "saudável" e não "doída"
espero que esta saudade permaneça assim,
afinal Dezembro está logo ali...
assim que der mais um tempinho - entre um artigo e outro e,
entre uma patrícia e outra -
mandarei novas notícias DESDE Montevideo
besotes como dizem aqui
beijo beijo beijo como dizem aí

amo vocês

Nenhum comentário: